terça-feira, 27 de março de 2012

Tempo de espera para tirar visto dos EUA será de 15 dias no Recife


Solicitações de visto americano na capital tem aumentado, segundo ministro conselheiro. Tempo reduzido deve entrar em vigor em aproximadamente 6 meses.


Em aproximadamente seis meses, os nordestinos e, em especial, os pernambucanos que procurarem o Consulado Americano no Recife devem esperar apenas quinze dias para conseguir o visto americano. De acordo com o ministro conselheiro da Embaixada dos EUA no Brasil, Todd Champman, que concedeu entrevista ao Bom Dia Pernambuco nesta terça-feira (27), a expectativa é de estreitar relações de comércio, turismo e educação entre o país e a região.

O número de vistos na capital pernambucana vem aumentando nos últimos anos. Além dos pernambucanos, o Consulado do Recife recebe solicitações de baianos, cearenses, paraibanos e até moradores de outras regiões. “Eu acho que o Nordeste está passando por um grande crescimento econômico. Tem mais e mais pessoas aqui no Nordeste querendo visitar os Estados Unidos por razão de turismo, mas também por razões comerciais. Temos aumentado muito o esforço para aumentar a nossa possibilidade de emitir vistos. Isso está acontecendo dia a dia no Recife”, justificou Todd Champman.

O tempo para se conseguir um visto americano pelo Consulado do Recife já chegou a cem dias. Atualmente, esse tempo fica entre trinta e quarenta dias. “Nós temos feito um esforço muito grande no Recife e também no país inteiro para abaixar o tempo de visto. A demanda aumentou tão rapidamente que não tivemos recursos suficientes para atender o público da maneira que deveria ser oferecido nosso serviço. Por isso, fizemos um grande esforço, trazendo muitos trabalhadores para ajudar a baixar o tempo de espera”, falou o ministro conselheiro.

Ainda segundo Champman, a intenção é investir ainda mais nos Consulado do Recife. “Nós vamos concentrar em ampliar nossas instalações. [...] Dedicar nossos esforços na região, na área comercial, na área de visto, e nossa área de concentração agora é a promoção do intercâmbio educacional entre nossas instituições e Pernambuco”, revelou.

Para estreitar as relações comerciais com o Brasil, os norte-americanos criaram, desde 2009, escritórios voltados para o assunto no país. Inicialmente, foram instalados no Rio de Janeiro e São Paulo. O Recife, entretanto, no último ano, ganhou a sua unidade. “Tem aumentado o fluxo de comércio com o Nordeste. Por isso, nosso Departamento de Comércio tem decidido que deve ter escritório aqui. Conversamos com um brasileiro especialista na área”, falou Champman. No próximo ano, a previsão é trazer um diplomata norte-americano para o Recife, que deve ficar focado 100% na questão comercial.

O escritório se dedica a ajudar na exportação de produtos americanos, mas também a fazer a relação dos investidores com áreas de interesse, como o Porto de Suape e o agronegócio de Petrolina. “Nossos cônsules aqui estão vendo quais as possibilidades de ampliar a relação comercial. Temos visitas a cada semana, de americanos vindo aqui, pegando conselhos”, concluiu.


Saiba mais sobre como tirar visto americano

EUA diz que vai facilitar passagem de brasileiros pela alfândega

A diplomacia dos EUA anunciou nesta segunda-feira a intenção de incluir o Brasil em um projeto-piloto que visa facilitar a passagem pela alfândega norte-americana de cidadãos brasileiros que viajam regularmente aos país.

Chamado Global Entry, o programa está disponível para cidadãos norte-americanos, holandeses e mexicanos, mas sua aprovação ainda depende do governo brasileiro.

Ele vai permitir que trabalhadores que viajam regularmente aos EUA, como pilotos de empresas aéreas, jornalistas e empresários, evitem a fila de controle de passaportes.

Caso seja aprovado, o viajante ganhará uma carteirinha do programa. Ao chegar no aeroporto de destino, deve passar por um guichê digital que emite um recibo que o libera para pegar a bagagem.

Para se cadastrar, o viajante deverá pagar uma taxa de 100 dólares ao governo americano e esperar por uma resposta. O projeto inicialmente não irá contemplar viagens a turismo.

Os usuários passarão por uma checagem rigorosa de dados, segundo o consulado. A taxa não será devolvida caso a resposta seja negativa.

Aprovado, o interessado pode agendar uma entrevista presencial, que será feita inicialmente nos EUA, segundo o Consulado Americano em São Paulo. A medida é mais uma que visa facilitar a entrada de brasileiros no país.

Saiba mais sobre como tirar visto americano

segunda-feira, 26 de março de 2012

Visto Americano: Novas medidas reduzem o tempo de espera


O governo americano está implementando medidas para reduzir o tempo de espera para agendamento de visto americano nos consulados de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Segundo Dan Jacobson, ministro conselheiro para assuntos consulares, a contratação de mais funcionários, a ampliação de tempo de atendimento e o aumento no número de guichês já fez o tempo de espera cair.

"Em São Paulo, demorava cerca de 100 dias para o viajante ser chamado para a entrevista no consulado para a solicitação de visto americano. Hoje, o tempo de espera é de 30 a 40 dias. Em Brasília, Recife e Rio de Janeiro é de duas a três semanas. E queremos que caia ainda mais", afirmou.

O consulado americano em São Paulo está trabalhando em dois turnos diários e já abriu várias vezes para funcionamento em sábados e feriados. Além disso, Jacobson afirmou que em abril, o consulado deverá montar mutirões de vistos.

Para agilizar ainda mais o processo, o consulado contratou 60 novos oficiais consulares e deve, nos próximos meses, aumentar os guichês e melhorar as instalações.


Outras informações sobre Visto Americano


Isenção de entrevistas para solicitantes que atendam os seguintes critérios:

a) Solicitantes que estejam renovando vistos das categorias listadas abaixo, com prazo de validade máxima (10 ou 5 anos), se o visto ainda estiver válido ou tiver expirado nos últimos 48 meses:
  • Negócios/Turismo (B1 e/ou B2);
  • Trânsito/Membro de tripulação (C1/D);
  • Estudante acadêmico (F); e
  • Estudante de escola técnica (M).

b) Portadores de todas as outras categorias de vistos com prazo de validade máxima, desde que o visto esteja válido ou tenha expirado nos últimos 12 meses.

c) Solicitantes com menos de 16 anos.

d) Solicitantes com 66 anos ou mais.

Nem todas as solicitações serão aceitas para o processamento simplificado. Os oficiais consulares se reservam o direito de entrevistar qualquer solicitante de visto, de qualquer categoria. Aqueles que  estiverem renovando seus vistos (critérios a e b) ainda precisam agendar um horário e comparecer pessoalmente para a coleta dos dados biométricos (digitais) e todos os solicitantes precisam pagar todas as taxas necessárias e apresentar o formulário de solicitação de visto DS-160 preenchido.


Dados sobre vistos e viagens de brasileiros aos  EUA:
  • A Missão Diplomática dos EUA no Brasil processou 944.868 vistos no ano passado, um aumento de 51% em relação ao ano anterior
  • A expectativa é que, com a ampliação da equipe e das instalações, o consulado americano processará até 1,8 milhão de solicitações de visto por ano até 2013
  • Em 2012, até fevereiro, foram processados 181.318 vistos em todo o Brasil
  • Cerca de 95% dos vistos solicitados são aprovados no país
  • O tempo de espera para agendamento de entrevista caiu drasticamente no último ano em todos os consulados/embaixada
  • De acordo com o Departamento de Comércio dos EUA, 1,5 milhão de brasileiros visitaram os EUA em 2011- 25% a mais que em 2010
  • Cada brasileiro gasta em média cerca de 5 mil dólares por viagem
  • Desconsiderando-se países com os quais os EUA tem fronteira, o Brasil foi o quarto país que mais enviou turistas para os EUA no ano passado, atrás somente de Reino Unido, Japão e Alemanha
  • A expectativa do Departamento do Estado é que até 2016 haja um crescimento de 274% no número de visitantes brasileiros nos EUA na comparação com 2010
  • Atualmente, 36 países participam do Programa de Isenção de Vistos (visa Waiver Program), sendo a maioria países europeus e alguns do continente asiático. Não há previsão de se, e quando, o Brasil integrará este grupo
  • Para ter direito à isenção de vistos vários fatores são necessários, tais como baixa taxa de reprovação de vistos (abaixo de 3%), documentos compatíveis com sistemas de segurança como passaportes eletrônicos e compartilhamento de informações com autoridades americanas.

Saiba mais sobre como tirar visto americano

sexta-feira, 23 de março de 2012

Governo visita representantes da Agricultura dos Estados Unidos no Consulado Americano


O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, juntamente com o presidente do IPA, Júlio Zoé, a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, o secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos, e o secretário executivo do Prorural, José Patriota, esteve reunido, na manhã de hoje (21/03), no Consulado Americano, no Recife, com o Diretor do Departamento de Operações do Serviço Exterior para o Hemisfério Ocidental do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Hugh Maginnis, o conselheiro agrícola da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Roberto Hoff, e a Cônsul Usha Pitts para discutir parcerias no setor agropecuário entre os dois países.

Na oportunidade, Ranilson Ramos ressaltou a importância da integração econômica entre o Brasil e os Estados Unidos, sobretudo nos setores de fruticultura irrigada e na obtenção de crédito e financiamento internacional. Já o presidente do IPA afirmou que o Estado tem se destacado na exportação de tecnologias para países do Semiárido africano, a exemplo de Burkina Faso, que demonstrou interesse no cultivo de palma forrageira para alimentação animal, bem como o melhoramento genético do rebanho bovino.

"O Brasil é um país economicamente importante em relação à construção de possíveis parcerias com o Estados Unidos, por isso a proposta de trazer para o Consulado Americano, no Recife, um representante do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos", afirmou Hugh Maginnis. Ele salientou ainda que o Nordeste e, sobretudo, Pernambuco estão geograficamente bem posicionados.

Saiba mais sobre agendamento de visto americano

quinta-feira, 22 de março de 2012

Consulado Americano ensina inglês na Cidade de Deus


Objetivo é formar jovens para mercado de trabalho nas Olimpíadas.

O Consulado Americano lançou ontem, na Cidade de Deus, na Zona Oeste, programa que ensinará inglês a crianças da comunidade. A ideia é formar jovens para o mercado de trabalho até as Olimpíadas de 2016. O projeto ‘Up with English’ dará aulas gratuitas do idioma para 60 alunos dos 7º e 8º anos da Escola Municipal Pedro Aleixo. O curso tem duração de dois anos.

Já existente nas comunidades do Cantagalo e da Providência, o programa tem como parceiros a Secretaria Municipal de Educação, o Ibeu e a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), entre outros. Ontem, o evento contou com a presença do cônsul-geral americano no Rio, Dennis Hearne, da major Pricilla Azevedo, primeira mulher a comandar uma UPP no Rio, e do Major Eliézer Oliveira, subcoordenador de Pesquisas e Ensino da Coordenadoria de Polícia Pacificadora, além dos alunos da rede.

O currículo do ‘Up with English’ prevê que os estudantes cursem dois anos de ciclo básico. Eles receberão todo o material didático, que será patrocinado pelos parceiros do programa, e ao fim do curso ganharão um certificado do consulado americano. Concluído o básico, haverá um módulo de empregabilidade, com orientações de como se preparar para uma entrevista de emprego e elaborar um currículo.

Saiba mais sobre agendamento de visto americano

terça-feira, 20 de março de 2012

Consulado americano em Minas ganha novo apoio no Governo Federal


Após a manifestação de apoio do Governador Antônio Anastasia à criação do consulado americano em Minas, que recebeu  das mãos do Deputado Estadual Jayro Lessa um documento assinado por todos os representantes mineiros do poder legislativo defendendo o pleito, agora foi a vez do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel se colocar a favor do projeto. Ele enviou ofício solicitando a instalação do espaço de representação diplomática ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon e à Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. Pimentel tomou conhecimento do pleito através do Deputado Estadual Jayro Lessa, que trabalha pela concretização do objetivo desde o ano de 2007.

Segundo o Deputado Jayro Lessa, a abertura do consulado facilitará a vida dos mineiros que desejam tirar visto americano e será um incentivo aos negócios entre Minas Gerais e os Estados Unidos. “Minas Gerais possui uma relação migratória antiga com os EUA, que começou na década de 60. Além disso, os negócios entre o Estado e aquele país sempre foram muito significativos.

A abertura do consulado será um incentivo ao estreitamento das relações. Mineiros terão maior facilidade na hora de tirar o visto e o comércio bilateral deverá sem ampliado”, destacou. O parlamentar ainda lembrou que solicitou ao Ministro Fernando Pimentel que apresentasse o pleito ao presidente Barack Obama, durante reunião que acontecerá no mês de abril entre a presidente Dilma Rousseff e o chefe de estado americano.

Saiba mais sobre agendamento de visto americano

segunda-feira, 19 de março de 2012

Consulado orienta estudantes e profissionais sobre intercâmbio nos EUA


O Consulado americano no Recife e o Education USA, centro oficial de informações sobre estudo nos EUA, participam hoje do Salão do Estudante. A feira de intercâmbio acontece das 15h às 20h, no Mar Hotel, em Boa Viagem, com entrada gratuita.

Estudantes e profissionais de todas as idades terão a chance de saber mais sobre oportunidades de estudo nos EUA. Entre os 33 expositores de diversos países, estão representantes de universidades norte-americanas. A cônsul Usha Pitts também participa do evento, proferindo uma palestra sobre visto de estudante.

Os interessados também terão a oportunidade de entrar em contato direto com representantes e diretores das instituições internacionais. Os principais programas vão desde High-School (ensino médio) até Pós-Graduação e MBA, passando por Cursos de Idiomas, Extensão Universitária, Especialização, Traineeship Internacional, entre outros.

No estande do consulado e do Education USA serão ainda disponibilizadas informações sobre oportunidades de estudo e de bolsas nos Estados Unidos. Os visitantes também poderão assistir palestras sobre visto de estudante e sobre orientações para quem quer estudar nos EUA. As inscrições devem ser feitas no site do evento www.salaodoestudante.com.br

Confira a relação de palestras sobre oportunidades de estudo nos EUA:

15h às 15h50: abertura da cônsul Usha Pitts e palestra de vice-cônsul sobre visto de estudante

17h15 às 18h05: Estudar nos Estados Unidos é mais fácil do que você pensa – abertura com a cônsul de Diplomacia Pública Heidi Arola e palestra da orientadora do EducationUSA Danyelle Marina

18h50 às 19h40: Estudar nos Estados Unidos é mais fácil do que você pensa - abertura com a cônsul de Diplomacia Pública Heidi Arola e palestra da orientadora do EducationUSA Danyelle Marina

Saiba mais sobre agendamento de visto americano

segunda-feira, 5 de março de 2012

Tempo de espera para visto americano cai no Brasil


Reconhecendo a importância do turismo para a economia dos EUA, o Departamento de Estado continua a aprimorar o processo de concessão de visto americano nos principais mercados para atrair mais visitantes para os principais destinos turísticos nos Estados Unidos – sem comprometer a segurança das fronteiras.

A facilitação do processo de visto americano faz parte da iniciativa do Departamento de Estado de “Diplomacia de Empregos” para promover a recuperação econômica dos EUA.

O Brasil é um país-chave para o turismo nos Estados Unidos e está no centro dos esforços do Departamento de Estado. O tempo de espera para  visto americano atualmente é de apenas duas semanas em Brasília, Recife e Rio de Janeiro e menos de 30 dias em São Paulo, um dos consulados que mais processa vistos no mundo.

Ao acrescentar pessoal, aumentar os horários de entrevistas e as instalações, o Departamento reduziu drasticamente os tempos de espera que ocorreram na alta temporada do último verão.

Agora, mais do que nunca, os turistas brasileiros têm a oportunidade de viajar aos Estados Unidos e, a cada ano, a demanda por visto americano aumenta.

Em janeiro de 2012, a missão americana no Brasil processou mais de 86 mil vistos, um aumento de 60% em relação a janeiro de 2010. A maioria dos brasileiros recebeu visto americano válidos para visitas de curta temporada por muitos anos de forma que possam apreciar o que os Estados Unidos têm a oferecer.


Saiba mais sobre agendamento de visto americano